ViaQuatro

Tecnologia inédita informa usuários sobre lotação dos trens

Sobre a ViaQuatro

A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo.

Imagem sobre o projeto

O projeto

A Tesla é parceira da ViaQuatro desde o lançamento da linha amarela do metrô de São Paulo, em 2010. Além de responsável pela criação e desenvolvimento do site da ViaQuatro, a Tesla atua em conjunto com a equipe de TI da ViaQuatro em projetos inovadores, característica marcante da empresa, reconhecida pela modernidade de suas centrais de operação, estações e trens.

Um destes projetos inovadores foi um serviço pioneiro em metrôs no mundo, disponibilizando painéis nas plataformas de embarques com informações em tempo real da lotação de cada um dos vagões no próximo trem que chegará na estação.

O monitor exibe o desenho do trem da ViaQuatro com seus seis carros. Por meio de um sistema de sinalização de cores, semelhante às de um sinal de trânsito, o passageiro poderá identificar o nível de ocupação dos carros: verde para baixo nível de lotação, amarela para médio e vermelho para nível mais alto de lotação.

Além de prover mais conforto e previsibilidade aos passageiros, o painel também evita o atraso na partida dos trens por conta dos episódios em que as portas ficam presas.

O projeto foi considerado a prática mais inovadora pela Alamys, Associação Latino-Americana de Metrôs Subterrâneos, na premiação ocorrida em novembro/2017.

Temos uma parceria longa com a Tesla, onde sempre atenderam nossos prazos, com qualidade e excelência tecnológica. A empresa conta com ótimos profissionais, de fácil relacionamento e que entendem a dinâmica do nosso negócio para atuar pró-ativamente.

Marcus Montezano Coordenador de Tecnologia e Inovação

Vamos
conversar?